Celebração do Dia de São Martinho (Vila de Frades – Vidigueira)

29-10-2018 00:00

Celebrado anualmente, o Dia de São Martinho é uma das principais comemorações que marcam o Outono, onde a tradição exige que se celebre a data com um magusto.

Como forma de promover esta tradição, a Casa do Pessoal da CMO organiza no dia 10 de Novembro uma ida ate à Vidigueira, mais concretamente à adega da Quinta do Quetzal, onde poderá visitar as Caves, provar o vinho e conhecer o Centro de Arte.

Mas o que deu origem a este dia? Bem, tudo começou por um militar, monge, bispo e santo católico com o nome de Martinho de Tours, nasceu no ano de 316 e faleceu a 397. A lenda conta que certo dia, um soldado romano chamado Martinho, estava a caminho da sua terra natal. O tempo estava muito frio e Martinho encontrou um mendigo que lhe pediu esmola. Martinho pegou na sua capa e dividiu-a em duas partes e deu uma das metades ao mendigo. De repente, do nada, o frio parou e o tempo aqueceu. Este acontecimento acredita-se que tenha sido a recompensa por Martinho ter sido bom para com o mendigo.

Por norma, na véspera e no Dia de São Martinho o tempo melhora e o sol aparece, tal como sucedeu com São Martinho. Este acontecimento é conhecido como o Verão de São Martinho.

São Martinho tornou-se no padroeiro dos mendigos, alfaiates, peleteiros, soldados, cavaleiros, curtidores, restauradores e produtores de vinho.

A tradição do Dia de São Martinho manda assar as castanhas e beber o vinho novo, produzido com a colheita do verão anterior. É nesse sentido que a Casa do Pessoal da CMO proporciona nesta atividade uma ida até às Caves da adega da Quinta do Quetzal, onde pode provar o vinho e ao restaurante País das Uvas onde terá a deliciosa castanha assada à sua espera.

Participe connosco e delicie-se com o que o Dia de São Martinho tem para nos proporcionar.

Para mais detalhes do programa e/ou inscrições CLIQUE AQUI

Voltar